Criar a crença de que “sou um vencedor consistente” é o objetivo principal. É muito amplo e abstrato para implementar sem dividi-lo em um passo a passo. Então quebraremos essa crença em partes menores para então oferecer um plano para integrar cada parte como uma crença dominante. As seguintes partes são a construção para a estrutura subjacente do significado “ser um vencedor consistente”.
SOU UM VENCEDOR CONSISTENTE PORQUE:
- Identifico objetivamente meus limites.
- Eu predefino o risco de cada negociação.
- Aceito totalmente o risco ou estou disposto a abandonar a negociação.
- Ajo de acordo com meus limites, sem reservas ou hesitações.
- Eu me pago conforme o mercado disponibiliza dinheiro para mim.
- Monitoro continuamente minha suscetibilidade de cometer erros.
- Compreendo a absoluta necessidade destes princípios de sucesso consistente e, portanto, nunca os violarei.
Essas crenças são os sete princípios de consistência. Para integrar esses princípios em sua mente em um nível funcional, exige que você crie propositalmente uma série de experiências que sejam consistentes com eles.
Começaremos com um objetivo específico.
O primeiro princípio da consistência é a crença: “Eu identifico objetivamente meus limites”. A palavra-chave aqui é objetivamente. Ser objetivo significa que não há potencial para definir, interpretar e, portanto, perceber quaisquer informações de mercado de uma perspectiva dolorosa ou eufórica.
A maneira de ser objetivo é operar com base em crenças que mantenham suas expectativas neutras e sempre leve em consideração as forças desconhecidas. Lembre-se, você tem que treinar especificamente sua mente para ser objetivo e manter o foco no “fluxo de oportunidades do momento”. Nossas mentes não estão naturalmente conectadas a pensar desta forma, então para ser um observador objetivo você tem que aprender a pensar a partir da perspectiva do mercado. Do ponto de vista do mercado, há sempre forças desconhecidas (traders) esperando para agir no movimento de preços. Portanto, do ponto de vista do mercado, “cada momento é verdadeiramente único”, mesmo embora o momento possa parecer, soar ou parecer exatamente igual a algum momento registrado em seu
banco de memória.
A ilusão
No instante em que você decidir ou presumir que sabe o que vai acontecer a seguir, você automaticamente espera estar certo. Contudo, o que você sabe, pelo menos no nível racional do pensamento, só pode levar em conta o seu passado único, que pode não ter qualquer relação com o que realmente está acontecendo do ponto de vista dos mercados. Nesse ponto, qualquer informação de mercado que não seja consistente com o sua expectativa tem o potencial de ser definida e interpretada como dolorosa. Para evitar sentir a dor, sua mente compensará automaticamente, evitando a dor consciente e subconsciente, para quaisquer diferenças entre o que você espera e o que o mercado está oferecendo. O que você vivencia é comumente chamada de “ilusão”. Em um estado de ilusão, você não é objetivo nem conectado ao “fluxo de oportunidades do momento presente”.
Em vez disso, você se torna suscetível a cometer todos os erros típicos, não predefinindo seu risco ou definindo seu risco, mas recusando-se a assumir a perda e deixando a negociação virar uma perda maior, saindo cedo demais de uma negociação vencedora, não obtendo nenhum lucro de uma negociação vencedora, deixar uma negociação vencedora se transformar em perdedora, mover um stop mais perto do seu ponto de entrada, ser stopado e observar o mercado negociar a seu favor, ou negociar uma posição muito grande em relação ao seu patrimônio.
As cinco verdades
As cinco verdades fundamentais sobre o mercado manterão suas expectativas neutras, concentre-se sua mente no “fluxo de oportunidade do momento” (desassociando o momento presente do seu passado) e, portanto, eliminar seu potencial de cometer esses erros. Quando você para de fazer negociações erradas, você começará a confiar em si mesmo. Quanto maior for a sua confiança, mais fácil será executar suas negociações (agir de acordo com seu plano e sem reservas ou hesitações).
As cinco verdades também criarão um estado de espírito no qual você aceitará genuinamente os riscos da negociação. Quando você aceita genuinamente os riscos, ficará em paz com qualquer resultado. Quando você está em paz com qualquer resultado, você experimentará um estado de espírito objetivo e despreocupado, onde você se sentirá disponível para perceber e agir de acordo com tudo o que o mercado lhe oferece (da perspectiva dele) a qualquer momento.
O primeiro objetivo é integrar como crença dominante: “Eu identifico objetivamente meus limites.” O desafio agora é: como você chega lá? Como você se transforma em uma pessoa que consegue pensar consistentemente na perspectiva do mercado? O processo de transformação começa com o seu desejo e sua disposição de focar novamente no objeto de seu desejo (autodisciplina). O desejo é uma força. Isso acontece, não precisa coincidir ou concordar com nada que você atualmente acredita ser verdade sobre a natureza da negociação.
A força do seu desejo
Um desejo claro direcionado a um objetivo específico é uma ferramenta muito poderosa. Você pode usar a força de seu desejo de criar uma versão ou dimensão inteiramente nova para sua identidade; transferir energia entre dois ou mais conceitos conflitantes; ou mude o contexto ou polaridade de suas memórias de negativo para positivo. Tenho certeza de que você conhece o ditado: “Decida-se”. A implicação de “fazer em nossas mentes” é que decidimos exatamente o que desejamos com tanta clareza (absolutamente sem dúvidas) e com tanta convicção que literalmente nada se interpõe em nosso caminho, seja internamente ou externamente. Se houver força suficiente por trás da nossa determinação, será possível experimentar uma grande mudança na nossa estrutura mental virtualmente instantaneamente.
A desativação de conflitos internos não é uma função do tempo, é um desejo focado na função (embora possa levar um tempo considerável para chegar ao ponto em que realmente tomamos uma decisão). De outra forma, na ausência de extrema clareza e convicção, a técnica da autodisciplina, com o tempo, fará o trabalho muito bem (se, é claro, você estiver disposto a usá-lo). Para chegar lá, você deve “se decidir”, com tanta convicção e clareza quanto possível, que mais do que qualquer outra coisa você deseja consistência (o estado de espírito de confiança, segurança e objetividade) de sua negociação. Isto é necessário porque se você é como a maioria dos traders, enfrentará forças conflitantes formidáveis.
A euforia
Por exemplo, se você está negociando com a euforia de realizar uma grande jogada, para impressionar sua família e amigos, para ser um herói, para cumprir o vício de recompensas aleatórias, para estar certo sobre a sua previsão, ou por qualquer outro motivo que não tenha nada a ver com ser consistente, então você encontrará a força dessas outras motivações e não atuará apenas como um obstáculo ao exercício de negociação prestes a realizar.
Para iniciar esse processo, você precisa querer tanto a consistência que esteja disposto a desistir de todas as outras razões, motivações ou plano que você tem para negociar que não são consistentes com o processo de integração das crenças que criam consistência. Um desejo claro e intenso é um desejo absoluto, pré-requisito se você quiser fazer esse processo funcionar para você.