Profissão ou Profissional ?

A diferença não está na profissão, mas no profissional. Entre centenas de profissões existentes, não importa qual você escolha. Não existe nenhuma que seja superior ou inferior, mais nobre ou menos importante, mais lucrativa ou menos compensadora que a outra. O que existe são profissionais de qualidade superior, com visão mais ampla, pretensões maiores e sonhos mais elevados.

A diferença está no interior de cada um, na disposição de vencer barreiras e obstáculos, superar seus limites, superar a si mesmo e na intensidade do desejo de vencer no íntimo de cada um.

Você pode ser tão inteligente como a pessoa mais inteligente que você conhece, desde que se aplique a uma disciplina de auto  melhoramento e exerça suas faculdades mentais para superar cada uma de suas limitações. Assim, vemos que a universidade não foi reservada apenas para filhos de pais ricos, tampouco jardineiros foram destinados a passar uma vida de privações ou carência.

Por isso, não importa sua profissão, você só alcançará o êxito pleno se estiver disposto a distinguir-se pela excelência de um trabalho superior.

Portanto, tire o maior proveito possível daquilo que você sabe e gosta de fazer. Resolva fazer de seus talentos uma grande contribuição à humanidade. Lembre-se de que as habilidades que você admira nas outras pessoas são habilidades adquiridas.

No entanto, a escolha é sua. Se você não decidir por si mesmo, ninguém decidirá por você. Lembre-se de que o maior privilégio que Deus lhe concedeu nesta existência foi o dom do livre-arbítrio ou a dádiva da livre escolha, ou seja, a liberdade de você fazer aquilo que bem entender de sua vida.

Transforme seus talentos em cifrões

Sua segurança profissional certamente virá de sua capacidade de transformar um talento próprio, uma habilidade pessoal ou um dom natural em uma fonte de renda. Ao conseguir transformar em moeda os talentos que Deus lhe deu, seu trabalho deixará de ser monótono, cansativo, desgastante, intolerável, insuportável. Seu trabalho passará a ser uma fonte de prazer, satisfação e realização.

Eis um dos segredos de uma pessoa bem-sucedida profissionalmente: desenvolver uma carreira naquilo que lhe traz prazer, uma profissão que é uma distração, um entretenimento, uma realização pessoal e capaz de gerar uma renda satisfatória.

Quando você realiza um trabalho de que gosta, não é sacrifício nenhum trabalhar longas horas. Por isso, você tem uma obrigação consigo mesmo para a sua felicidade: encontrar um trabalho em que você se realize plenamente. Napoleon Hill declarou: O indivíduo que faz o que ama fazer é recompensado com dois prêmios: primeiro, porque o trabalho em si lhe traz uma grande sensação de felicidade, a qual é inestimável. Segundo, os seus rendimentos financeiros, quando distribuídos por uma vida inteira de esforços, são em geral muito maiores em volume e melhores em qualidade, quando comparados àqueles executado por outros interesses.

Não importa sua área de interesse profissional ou empresarial, lembre-se de que você nasceu com uma vocação. Você é dotado de aptidões, dons e talentos exclusivos. Esses dons são seus, são únicos, ninguém pode tirá-los de você. Por outro lado, ninguém pode desenvolvê-los por você. No momento em que conseguir transformar em moeda os dons naturais que Deus lhe deu, você transformará o seu trabalho em fonte de prazer, satisfação e realização. Dessa forma, você se transformará em uma pessoa mais saudável, mais rica e
muito mais feliz.

Uma fórmula de sucesso

Os profissionais em geral se sentem bastante talentosos, instruídos e competentes. Alguns são muito qualificados academicamente e se orgulham de seu grande “potencial”. Contam com um currículo invejável, repleto de cursos, pós-graduações, mestrados, e até o cobiçado MBA feito no exterior. Alguns, porém, ainda não aprenderam a multiplicar seus talentos e convertê-los em moeda.

Há outros que sempre desejaram possuir um negócio próprio, mas não sabem por onde começar. E também há aqueles que já se aventuraram em um voo solo, mas, sem a estrutura, a experiência e o apoio necessários, fracassaram e acabaram perdendo suas economias, a esperança e a autoestima.

O sistema de franquias é uma das formas mais segura e rentável de abrir o próprio negócio. As estatísticas indicam que 80% das empresas abertas no Brasil fecham as portas logo nos primeiros anos. Já no setor de franquias, 90% dos negócios vencem a etapa de mortalidade inicial e se perpetuam como um negócio bem-sucedido. A explicação para esse fenômeno surpreendente é o fato de o indivíduo utilizar uma marca com renome nacional, com uma linha de produtos e serviços já desenvolvidos, com programas de treinamento constantes, e tudo isso, aliado à transferência de know-how de gestão e campanhas publicitárias de alto nível para promover o negócio em grande escala.

Com todos esses incentivos, não é de admirar que nos últimos dez anos tenhamos formado tantos novos milionários. Esses vencedores emergentes são otimistas, corajosos, ousados, extremamente dinâmicos e têm uma garra que os impulsiona fortemente a alcançar grandes conquistas. São empreendedores motivados pelo espírito de atender o cliente com prontidão, excelência e alegria. Eles acreditaram em si mesmos e estão colhendo o fruto do próprio investimento.

Lembre-se, mudança é a única constante da vida !