CONSISTÊNCIA : UM ESTADO DE MENTE

Se o seu objetivo é negociar como um profissional e ser um vencedor consistente, então você deve partir da premissa de que as soluções estão na sua mente e não no mercado. Consistência é um estado de espírito que tem em sua essência certas estratégias de pensamento fundamentais que são exclusivas da negociação.

Experimentar algumas ou mais negociações vencedoras pode convencer quase qualquer pessoa de que negociar é fácil. Lembrar suas próprias experiências; pense naquelas negociações que trouxeram um fluxo de dinheiro fluindo para a sua conta quando tudo o que você fez foi tomar uma simples decisão de comprar ou vender.

Agora, combine o sentimento extremamente positivo que você tem ao ganhar dinheiro sem esforço, e é quase impossível não concluir que ganhar dinheiro como trader é fácil. Mas se for esse o caso, se negociar é tão fácil, então por que é tão difícil de dominar ? Por que tantos traders estão perdendo o juízo, lutando com a contradição óbvia ? Se é verdade que negociar é fácil – e os traders sabem que é porque eles tiveram a experiência direta de como isso é fácil e sem esforço – então como é possível que eles não consigam fazer com que o que aprenderam sobre os mercados funcione para eles continuamente de novo ? Em outras palavras, como explicamos a contradição entre o que acreditamos sobre negociação e nossos resultados reais ao longo do tempo ?

PENSANDO EM NEGOCIAÇÃO

As respostas estão todas na maneira como você pensa sobre isso. A ironia é que negociar pode ser tão divertido e bem mais fácil que a sua experiência ocasionalmente. Mas experimentar essas qualidades consistentemente é uma função de sua perspectiva, suas crenças, suas atitudes ou da sua mentalidade.

Escolha o termo com o qual você se sente mais confortável, todos eles se referem à mesma coisa. Vencer e consistência são estados mentais da mesma forma que felicidade, diversão e satisfação são estados de mente. Seu estado de espírito é um subproduto de suas crenças e atitudes. Você pode tentar criar consistência sem ter as crenças e atitudes apropriadas, mas seus resultados não serão diferentes se você é feliz quando não está se divertindo.

Quando você não está se divertindo, pode ser muito difícil mudar sua perspectiva para que, de repente, você comece a se divertir. Claro, as circunstâncias da sua situação podem mudar repentinamente de uma forma que o faça sentir alegria. Mas então o seu estado de espírito seria o resultado de uma mudança externa nas condições e não o resultado de uma mudança interna (sua atitude). Se você depende de condições e circunstâncias externas para ser feliz, então é extremamente improvável que você experimente a felicidade de forma consistente.

No entanto, você pode aumentar muito a possibilidade de ser feliz desenvolvendo atitudes divertidas e, mais especificamente, trabalhando para neutralizar as crenças e atitudes que o impedem de ser divertido. Criar um sucesso consistente como trader funciona da mesma maneira. Você não pode confiar no mercado para ter sucesso consistente, assim como você não pode confiar no mundo exterior para fazer você feliz. As pessoas que são verdadeiramente felizes não precisam fazer nada para ser feliz.

Ser o não ser

Os traders que são consistentemente bem sucedidos são consistentes como uma expressão natural de quem eles são. Eles não precisam tentar ser consistentes, eles são consistentes. Esse pode parecer uma distinção abstrata, mas é de vital importância que você entenda a diferença. Ser consistente não é algo que você possa tentar ser, porque o próprio ato de tentar anulará sua intenção, tirando-o mentalmente do fluxo de oportunidades, tornando menos provável que você ganhe e mais provável que você perca. Suas melhores negociações foram fáceis e sem esforço. Você não precisava tentar torná-las fáceis; elas eram fáceis. Não houve luta. Você viu exatamente o que precisava ver e você agiu de acordo com o que viu. Você estava no momento, parte do fluxo de oportunidades. Quando você está dentro o fluxo, você não precisa tentar, porque tudo o que você sabe sobre o mercado está à sua disposição.

Nada está sendo bloqueado ou escondido da sua consciência, e suas ações parecem fáceis porque não há luta ou resistência. Por outro lado, ter que tentar indica que existe algum grau de resistência. Caso contrário, você simplesmente estaria fazendo isso e não teria que tentar fazer isso. Isso também indica que você está tentando conseguir o que deseja do mercado. Embora pareça natural pensar dessa maneira, isto é uma perspectiva repleta de dificuldades.

Seguindo fluxo

Os melhores traders permanecem no fluxo porque não tentam obter nada do mercado, eles simplesmente disponibilizam-se para que possam aproveitar tudo o que o mercado oferece a qualquer momento. Há uma enorme diferença entre as duas perspectivas. Se você negocia na perspectiva de tentar obter o que deseja ou o que espera dos mercados, o que acontece quando o mercado não se comporta de uma forma que atenda às suas expectativas ? Seu mecanismo de defesa entra em ação para compensar a diferença entre o que você quer e o que você não está conseguindo, para que você não sinta nenhuma dor emocional.

Nossas mentes são projetadas para bloquear automaticamente informações ameaçadoras ou encontrar uma maneira de obscurecer informações, a fim de nos proteger do desconforto emocional que sentimos naturalmente quando não recebemos o que nós queremos. Você não perceberá isso no momento, mas escolherá informações que são convenientes com o que você espera, para que você possa manter um estado de espírito livre de dor.

No entanto, no processo de tentar manter um estado mental livre de dor, você também se livra das oportunidades e entram no reino do “poderia ter”, do “deveria ter”, do “teria” e o “se ao menos”. Tudo o que você poderia ter, deveria ter ou teria reconhecido no momento parecia invisível, então tudo se torna dolorosamente evidente depois do fato, depois que a oportunidade já passou.

O medo

Para ser consistente, você precisa aprender a pensar em negociar de uma forma que não fique mais suscetível a processos mentais conscientes ou subconscientes, que fazem com que você obscureça, bloqueie ou escolha informações com base no que o fará feliz, que lhe dará o que deseja ou evitar a dor.

A ameaça da dor gera medo, e o medo é a fonte de 95% dos erros que você provavelmente cometerá. Certamente, você não pode ser consistente ou experimentar o fluxo se cometer erros consistentemente.

Além disso, tudo o que você tentar fazer como trader será uma luta e parecerá que você está lutando contra o mercado ou que o mercado está contra você. Mas a realidade, é que está acontecendo dentro de sua mente. O mercado não percebe a informação que  disponibiliza : você é que faz !

Se houver uma luta, é você quem está lutando contra você mesmo.

Agora, você pode estar se perguntando: como posso pensar em negociar de uma forma que não tenha mais medo e, portanto, não mais suscetível aos processos mentais que me fazem bloquear, obscurecer ou escolher  informações ? A resposta é : Aprenda a aceitar o risco.

ALINHANDO SEU AMBIENTE MENTAL

Com esta nova estratégia de pensamento, você aprenderá como criar um novo relacionamento com o mercado, que desassocia sua negociação do que normalmente significa estar errado ou perder, que você perceba qualquer coisa sobre o mercado como ameaçadora.

Quando a ameaça da dor desaparecer, o medo desaparecerá, assim como os erros baseados no medo aos quais você é suscetível. Você ficará com uma mente que é livre para ver o que está disponível e agir de acordo com o que você vê. Chegando a este despreocupado e destemido estado de espírito, exigirá algum trabalho, mas não será tão difícil quanto você imagina.

Mente x Software

Em muitos aspectos, um estado de espírito ou perspectiva é como código de software. Para usar a analogia do código de software, essa mudança seria equivalente a encontrar a linha do código errada em seu sistema mental e substituí-lo por algo que funcione corretamente. As pessoas normalmente descrevem esse tipo da mudança mental interna como uma experiência “ah, tá”, ou o momento em que a luz se acende. Todos já tiveram esse tipo de experiência e há algumas qualidades comuns associadas a elas.

 O mundo até parece diferente, como se tivesse mudado repentinamente. Normalmente, poderíamos dizer no momento da descoberta algo como: “Por que você não me contou isso antes?” ou, “Estava bem na minha frente o tempo todo, mas eu simplesmente não via” ou “É tão simples; por que eu não conseguia ver?

Outro fenômeno interessante da experiência “ah, tá”, é que às vezes, em poucos instantes, embora a quantidade de tempo possa variar, sentimos como se esta nova parte da nossa identidade sempre fizesse parte de quem somos. Torna-se então difícil acreditar que alguma vez fomos como éramos antes de termos a experiência.

Em suma, você já deve ter alguma consciência do que precisa saber para ser um trader consistentemente bem-sucedido. Mas estar ciente de algo não o torna automaticamente funcional de quem você é. Consciência não é necessariamente uma crença. Você não pode presumir que o aprendizado sobre algo novo e concordar com isso é o mesmo que acreditar em um nível onde você pode agir de acordo.