Gestão de Risco

A vantagem que os vencedores têm sobre os perdedores nos mercados financeiros está na sua Gestão de Risco. Se você começar a operar de um tamanho que o deixa tenso, seu desempenho vai piorar, e você vai começar a perder. Um dos objetivos primordiais do gerenciamento de capital é fazer sua mente ficar tranquila, provendo uma rede de segurança para sua conta. O gerenciamento de capital inteligente é um reflexo da psicologia operacional saudável, pois isto permite que você se concentre nos trades e não se preocupe com as perdas.

Os dois pilares do gerenciamento de capital são as Regras dos 2% e dos 6%.

Muitas vezes, os iniciantes sentem-se fascinados pelos indicadores técnicos. Eles tendem a gastar a maior parte do tempo olhando para gráficos e tentando reconhecer padrões. Os traders experientes sabem muito bem que psicologia e gerenciamento de capital são tão importantes quanto. Os profissionais tendem a gastar quase tanto tempo calculando ângulos de gerenciamento de capital quanto análises de mercado.

A REGRA DOS 2% – PROTEÇÃO CONTRA TUBARÕES

A Regra dos 2% proíbe que você arrisque mais do que 2% do capital em sua conta de investimento em um único trade.

A habilidade de encontrar bons trades não garante o sucesso. Nenhuma quantidade de pesquisa lhe fará algum bem, a não ser que você se proteja dos tubarões. Existem traders que fazem 20, 30 e até (uma vez) 50 trades lucrativos consecutivos e, ainda assim, acabam perdendo dinheiro. Quando você está numa maré vencedora, é fácil sentir-se invencível. E então uma perda desastrosa leva todos os lucros e acaba com seu capital. Você precisa do repelente de tubarões e da boa gestão de capital. A regra única mais importante é limitar as perdas de qualquer trade isoladamente a uma pequena fração do capital em sua conta.

Exemplo :

Limite a perda de qualquer trade a 2% do capital em sua conta de investimento. Suponha que você esteja operando uma conta de $50 mil. Você deseja comprar a ação XYZ, atualmente sendo negociada a $20. Seu alvo de lucros está em $26, com um stop em $18. Quantas ações de XYZ você pode comprar ? Dois por cento de $50 mil é $1 mil – esse é o risco máximo que você pode aceitar.

Comprar a $20 e colocar um stop a $18 significa que você vai arriscar $2 por ação. Divida o risco máximo aceitável pelo risco por ação para descobrir quantas ações você pode comprar. Dividindo $1 mil por $2, resulta em 500 ações. Esse é o número máximo em tese. Na prática, ele tem de ser menor porque você tem de pagar comissões e estar preparado para algum erro, e tudo isso tem de caber abaixo do limite de 2%. Então, o limite superior desse trade estaria em 400, e não em 500.

Os pobres iniciantes normalmente acham que 2% é um percentual muito baixo. Por outro lado, os profissionais dizem que 2% é muito alto e eles tentam arriscar menos. Os bons traders tendem a ficar bem abaixo do limite de 2%. Sempre que amadores e profissionais estão em lados opostos de um argumento, você sabe que lado escolher. Tente arriscar menos que 2% – ele é simplesmente o limite máximo  permitido.

A REGRA DOS 6% – PROTEÇÃO CONTRA PIRANHAS

Conforme o mercado passa por estágios, os ralis de alta são substituídos por quedas ou acumulações (mercado lateral). Seu estilo de operar pode estar antenado com o estágio atual do mercado ou fora de sintonia com ele.

Por isso, você tem de se proteger da possibilidade de uma série de trades perdedores que danifiquem severamente o capital em sua conta. Você pode seguir a Regra dos 2%, ou até reduzi-la para 1%. Ainda assim, quando as perdas começam a se empilhar, sua conta pode começar a afundar.

A tendência natural do ser humano é correr atrás, aumentar a intensidade quando as coisas estão ruins e fazer mais trades. Na verdade, uma resposta bem melhor é dar um tempo e ficar um período de fora. A Regra de 6% o força a fazer justamente isso, colocando um limite na perda mensal de sua conta.

A Regra dos 6% requer que você pare de operar para o resto do mês após suas perdas acumuladas para aquele mês atingirem 6% do capital de sua conta.

A maioria dos traders em uma fase de perdas fica tentando operar para sair do buraco. Muitas vezes, os perdedores pensam que um trade vencedor está logo ali na esquina. Eles ficam abrindo trades cada vez maiores, metendo-se em buracos cada vez maiores. Contudo, a coisa mais inteligente a fazer seria diminuir o tamanho de seus trades e, em seguida, dar um tempo para rever seu sistema.

Um trader pode proteger-se dos tubarões com a Regra dos 2%, mas ainda precisa de proteção contra as piranhas. A Regra dos 6% vai salvá-lo de ser mordido até a morte.

Sempre que o valor de sua conta cair 6% abaixo do fechamento no mês anterior, PARE de operar pelo restante do mês.

Calcule seu capital na conta de operações de mercado todos os dias, incluindo dinheiro na conta, investimentos e posições abertas. Pare de operar assim que seu capital perder 6% em relação ao valor do último dia do mês anterior. Feche todas as posições que ainda estiverem abertas e passe o restante do mês assistindo de arquibancada. Continue a monitorar os mercados, acompanhe suas ações e indicadores favoritos, faça trades simulados se desejar. Reveja o sistema operacional.

Você pode ter mais de três posições de uma vez se arriscar menos de 2% por trade. Se você arrisca somente 1% do capital de sua conta, pode abrir seis posições antes de chegar ao limite de 6%. A Regra dos 6% protege seu capital, com base no fechamento do mês anterior, sem contar com qualquer lucro adicional que você possa ter feito este mês.

Sempre que você tiver tendo bons resultados, e o valor de sua conta aumentar no fim do mês, a Regra dos 6% permitirá que você opere maior no mês seguinte. Se você operar mal e o tamanho de sua conta diminuir, o tamanho que você vai operar no mês seguinte vai diminuir. Em suma, a regra dos 6% o encoraja a aumentar seu tamanho quando você está ganhando e parar e operar mais cedo quando está perdendo.