Trader de Sucesso

O trader de sucesso requer confiança, mas, de forma paradoxal, também demanda humildade. Os mercados são enormes e não há possibilidade de se aprender tudo que existe para conhecê-los. O conhecimento dos mercados nunca poderá ser completo. Em suma, é necessário se especializar em determinada área de pesquisa e trading, escolhendo uma ou talvez duas áreas. Fora destas, precisa saber apenas o suficiente para evitar problemas.

OS TRÊS GRANDES DIVISORES

Um trader sério precisa se especializar da mesma forma que um médico sério. Ele tem de escolher uma área de pesquisa e trading que o atrai. Aqui estão algumas das escolhas fundamentais que um trader tem de fazer :

Técnico versus Fundamentalista

A análise fundamentalista estuda os valores das companhias listadas ou as equações de oferta e procura para as commodities. Os analistas técnicos, por outro lado, acreditam que a soma total do conhecimento acerca de qualquer mercado se reflete em seu preço. Os analistas técnicos estudam padrões gráficos e indicadores para determinar se os bulls ou os bears têm mais chances de vencer a rodada atual do jogo. Não precisa nem dizer que há alguma mistura entre as duas áreas. Muitas vezes, fundamentalistas sérios olham gráficos, enquanto analistas técnicos sérios podem ter alguma ideia dos fundamentos do mercado que estão operando.

Tendência e Contratendência

A maioria dos gráficos demonstra uma mistura de movimentos direcionais e áreas de trades. Os iniciantes se fascinam com tendências poderosas. Se eles pudessem comprar no fundo, claramente visível no meio do gráfico, e se manter comprados durante o rali subsequente, poderiam ganhar muito dinheiro e de forma bem rápida.

Os traders mais experientes sabem que as tendências, tão claras no meio do gráfico, vão se tornando cada vez mais confusas à medida que você aproxima o lado direito da tela. Montar em uma tendência é igual a montar um cavalo selvagem que tenta derrubar você a cada volta. Contudo, operar tendências é muito mais difícil do que parece. Ao mesmo tempo, um dos poucos fatos cientificamente provados sobre o mercado é que eles oscilam. Eles continuamente balançam entre estar sobreavaliados e subavaliados. Os traders contrários à tendência capitalizam essas variações do mercado conforme operam contra os extremos, tentando vender nos topos e comprar nos fundos.

Discricionários** versus Sistemáticos

Aplicar seus estudos e indicadores em um gráfico pode ser um processo excitante e sedutor. Traders discricionários estão sempre  pesquisando seus indicadores e gráficos conforme decidem comprar, vender ou não fazer nada. Alguns traders gostam desse jogo, enquanto outros se estressam com essa necessidade permanente de tomar decisões. Os traders de sistemas preferem encher um computador de dados, testar uma amostra de dados para comprar ou vender, e depois ligar o sistema e seguir seus sinais.

Outra decisão-chave nos mercados envolve decidir se o foco principal serão ações, futuros, opções ou forex. Você pode querer se especializar ainda mais, escolhendo um grupo específico de ações ou um ou dois futuros específicos. Não importa qual seja o ativo escolhido, será produtivo definir seu trabalho entre os três eixos: fundamentalista/técnico, tendência/contra tendência e  discricionário/sistemático. Ser claro quanto ao que você gosta ou não evitará que você fique pulando de mercado em mercado, da forma que muitos fazem.

Em suma, é importante perceber que, em cada uma dessas grandes divisões, ambos os lados têm o mesmo valor. Sua escolha dependerá primariamente de seu temperamento. Traders profissionais tem uma mente aberta. Eles estão sempre curiosos sobre as opiniões dos outros e têm respeito em relação a eles. Contudo, somente os principiantes arrogantes se consideram melhores do que os que fizeram outras escolhas.