Registros de operações de Trading

A melhor forma de aprender a partir de sua experiência é mantendo bons registros de suas operações de trading. Manter bons registros permite que você transforme experiências passageiras em memórias sólidas. Certamente, sua análise de mercado e suas decisões de comprar ou vender se tornam depósitos em seu banco de dados.

Você pode sugar essas memórias, reexaminá-las e depois utilizá-las para ir se tornando um trader melhor. Fazer anotações permite que você mantenha o foco e utilize sua “memória extracranial”. Decerto a mente humana tem uma quantidade limitada de memória que está disponível instantaneamente (o que o pessoal dos computadores chama de RAM).

Portanto, os métodos de registros vão fazer com que seu aprendizado cresça constantemente, e seu desempenho irá na mesma direção. Juntos e primordialmente, gerenciamento de capital e bons registros de suas operações, criam uma fundação sólida para sua sobrevivência e sucesso.

Em suma, a prova de uma estratégia de sucesso é o aumento do capital. Ver seu capital aumentar trimestre após trimestre e ano após ano é a  verdadeira prova do talento de um trader. O trabalho de um trader é muito duro. Nós tendemos a ficar um pouco arrogantes e descuidados após uma grande vitória ou uma série de vitórias. Essa é a hora em que, ao nos sentirmos invencíveis, começamos a devolver nosso capital e lucros para o mercado.

SOLUÇÃO

Qualquer trader, mesmo o pior apostador e perdedor, eventualmente vai acertar uma e ter algum lucro. Um único lucro ou uma série de lucros não prova absolutamente nada e não tem qualquer importância no longo prazo. Até um macaco jogando dardos em uma página de ações ocasionalmente vai pegar uma ação vencedora. Enfim, nosso desafio mais importante é manter uma curva ascendente em nosso capital.

Para isso, você tem de manter bons registros. Você precisa de dois registros. Todos os números relacionados com seus trades devem ir para uma planilha e o registro visual de seus trades deve ser registrado da forma mais conveniente para cada um.

A PLANILHA DO TRADER – CONTABILIDADE BÁSICA

Surpreendentemente, no mundo dos traders, é impressionante como poucas pessoas mantêm registros de seus trades em planilhas. Muitos confiam em suas corretoras e plataformas, mas ainda que estes provavelmente sejam precisos, seus extratos não fornecem o nível adequado de informações. Por isso, é recomendável que você utilize a própria planilha. 

Portanto, conhecimento básico de planilhas é altamente desejável para traders. Se os iniciantes ocupassem 10% do tempo que gastam olhando para indicadores e investissem esse tempo para aprender o básico do Excel, ganhariam bem mais. Você não tem de se tornar expert em planilhas, mas a simples habilidade de manipular números vai dar a você um nível muito mais alto de controle sobre suas operações.

A planilha básica leva apenas alguns minutos para atualizar depois de cada trade.

Segue abaixo alguns dados imprescindíveis para sua planilha :

  • Símbolo do ativo e nome empresa
  • Fonte (o que levou a escolha do ativo)
  • Quantidade
  • Compra ou Venda
  • Preço entrada
  • Data entrada
  • Custo corretagem e emolumentos
  • Preço saída
  • Data saída
  • Custo corretagem e emolumentos
  • P/L – lucro ou prejuízo BRUTO
  • P/L – lucro ou prejuízo LÍQUIDO (c/ descontos dos custos)