O TRADER DISCRICIONÁRIO VERSUS SISTEMÁTICO

Esta é outra grande divisória do trading, e você tem de saber bem de que lado está. Trader Discricionário x Sistemático, ambos são perfeitamente aceitáveis, mas há um abismo entre eles. Você pode até construir uma ponte entre eles, mas, nunca tente pular de um para o outro no meio de um trade. 

Um trader discricionário olha para um gráfico, lê seus sinais, e coloca  uma ordem de compra ou de venda. Ele monitora o gráfico e, em algum  ponto, percebe que os sinais que fizeram com que ele montasse a posição inicial desapareceram ou reverteram. Então, ele decide colocar uma ordem contrária à inicial e completa seu trade

Um trader sistemático não tolera esse grau de incerteza. Ele não deseja ficar tomando decisões a cada passo. Sua solução é estudar dados históricos, criar um sistema que teria tido um bom desempenho no passado, afiná-lo e ligar. De agora em diante, ele deixa seu sistema rastrear o mercado  e gerar sinais de compra e de venda. 

As diferenças

Nenhum dos dois tipos de trade garante, por si só, o sucesso. Os iniciantes perdem dinheiro com ambos os sistemas, mas de formas distintas.  Quando um trader discricionário iniciante mostra alguns sinais em seus gráficos, normalmente está ignorando outros, tão fortes quanto ou até mais poderosos, que apontam em outra direção. Um trader sistemático iniciante tem grande chance de cair na sina do ajuste da curva. Ele passa o  tempo polindo seu telescópio, que olha para trás, até ter um sistema que teria funcionado perfeitamente no passado – se ao menos o passado se repetisse com exatidão no futuro… mas isso raramente ocorre.

Traders sistemáticos tentam capitalizar nos padrões repetitivos dos mercados. Os que são bons sabem que, apesar de a situação se repetir, não se repete à perfeição. A qualidade mais valiosa de um bom sistema é sua robustez.  Um sistema é dito robusto quando continua a ter bom desempenho mesmo  quando as condições do mercado se modificam 

A decisão

Raramente, a decisão de ser um trader discricionário ou de sistemas se baseia em análise de custo-benefício. A maioria decide com base em como se sente com as escolhas da vida em geral. Uma vez Fred Schutzman declarou: 

“O trading sistemático funciona para nós porque elimina a emoção das operações. Eu não sou bom em tomar decisões. Sou mais um pesquisador, um cientista. Posso falar com o computador e ele pode fazer os trades para mim… se pudermos programar conceitos, posso continuar  analista e o computador irá operar sem emoções. Estou fazendo as análises e o computador opera minhas pesquisas e estudos. Ele puxa o gatilho se a condição existir…”

Trading sistemático não é para qualquer um  – muitas pessoas não gostam de dar todo o poder a um computador. Eles querem se manter responsáveis por suas decisões.

De forma paradoxal, no extremo superior da escala de performance, há  um surpreendente alto nível de convergência entre o trading discricionário e o sistemático. Um bom trader sistemático tem de permanentemente tomar decisões que, se parecem com as do trader discricionário: quando ativar o Sistema A, quando colocar de lado o Sistema B devido à má performance, quando incluir um novo mercado naqueles que ele normalmente opera ou  quando retirar um mercado da lista. Ao mesmo tempo, traders discricionários  têm um número de regras rígidas que parecem bem sistemáticas. É possível associar, de certa forma, as abordagens sistemática e discricionária – mas não tente fazê-lo no meio de uma operação. Não troque  seus cavalos bem no meio de um rio que você está tentando cruzar.