O conceito é bem simples: preço e valor não são a mesma coisa. O preço pode estar abaixo do valor, acima dele ou igual. A distância entre preço e valor pode ser grande ou pequena, e aumentando ou diminuindo em qualquer dado momento. Surpreendentemente, poucas pessoas estão cientes da janela sempre variável entre preço e valor, embora vejam imediatamente quando você aponta para elas.
O conceito é simples, mas transformá-lo em um método operacional não é tão fácil assim.
Todos sabem sobre o preço – você lê os números numa etiqueta de preços ou vê a cotação de uma ação na tela. Qualquer criança pode dizer o preço de uma bala. Todos nós conhecemos preços, mas poucas pessoas sabem definir valor. E acompanhar suas variações. Se você pode fazer isso, suas decisões de compra ou venda não se baseiam somente nos preços. Você pode comprar quando o valor estiver aumentando ou operar vendido quando o preço estiver muito acima do valor.
Técnicos x Fundamentalistas
A maioria das decisões de compra se baseia na percepção, embora vaga, de que o preço está abaixo do valor. A maioria das pessoas compra quando pensa que a massa não reconhece o valor verdadeiro do instrumento nego ciado. Eles pensam que enxergam adiante da multidão e esperam ganhar dinheiro quando a massa finalmente consegue ver o que eles estão vendo e, com isso, empurra os preços para cima. Os traders compram quando pensam que algum evento futuro aumentará o valor de seu instrumento de negociação.
Poucos traders técnicos chegam a pensar ao menos sobre a diferença entre preço e valor. Analistas fundamentalistas estão muito mais antenados com essa ideia, mas não a possuem – os analistas técnicos também podem utilizá-la.
Faz sentido comprar abaixo do valor e vender acima dele. Para implementar essa ideia, temos de responder a três questões – como definir valor, como acompanhar suas variações e como medir a distância entre preço e valor.
Outra decisão-chave nos mercados envolve decidir se o foco principal serão ações, futuros, opções ou forex. Você pode querer se especializar ainda mais, escolhendo um grupo específico de ações ou um ou dois futuros específicos. Não importa qual seja o ativo escolhido, será produtivo definir seu trabalho entre os três eixos: fundamentalista/técnico, tendência/contra tendência e discricionário/sistemático. Ser claro quanto ao que você gosta ou não evitará que você fique pulando de mercado em mercado, da forma que muitos fazem.
É importante perceber que, em cada uma dessas grandes divisões, ambos os lados têm o mesmo valor. Sua escolha dependerá primariamente de seu temperamento. Traders profissionais tem uma mente aberta. Eles estão sempre curiosos sobre as opiniões dos outros e têm respeito em relação a eles. Somente os principiantes arrogantes se consideram melhores do que os que fizeram outras escolhas.