Linhas de MACD e Histograma-MACD

O MACD – Moving Average Convergence-Divergence (Convergência-Divergência das Médias Móveis) – é um indicador cuja linha rápida representa o  consenso de curto prazo de valor, e a linha lenta o consenso de longo prazo. Em suma, quando a linha rápida sobe acima da linha lenta, mostra que os bulls (compradores) estão no comando, e quando a linha rápida está abaixo da linha lenta, os bears (vendedores) estão dominando. 

O Histograma-MACD mede a força dos bulls e bears rastreando a diferença  entre as duas linhas de MACD. Quando o spread* entre elas aumenta, isso de monstra que o grupo dominante está se tornando mais forte – é uma boa hora  para operar naquela direção. Certamente, divergências entre picos e fundos do Histograma MACD e os preços são alguns dos sinais mais fortes na análise técnica

Linhas de MACD e Histograma-MACD derivam de três médias móveis exponenciais de preços de fechamento. Sua disposição – 12, 26 e 9 – migraram  para programas de computador e se tornaram padrão em muitos sistemas.  

Índice de Força 

Todo mundo olha os preços, mas é o volume que os move. O volume reflete a  intensidade do compromisso dos traders, o calor de sua exuberância, a profundidade de seu medo. Em vez de olhar para uma tabela plana de volume, use o Índice de Força, que liga o volume às variações de preços.

O Sistema de Impulso 

Esse sistema identifica fases de alta e de queda em qualquer mercado ou período por meio da combinação de dois indicadores. A curva (inclinação) da  média móvel rápida identifica a inércia do mercado, enquanto a inclinação do Histograma-MACD identifica a pressão (impulso) dos bulls ou dos bears.  O Sistema de Impulso dá um sinal de compra quando tanto a MME quanto o  Histograma-MACD se elevam, e um sinal de venda quando ambos decaem.  Quando os dois indicadores engrenam na mesma marcha, denotam períodos  definidos de mercado comprador (bulls) ou vendedor (bears). Tão importante  quanto isso: o Impulso demonstra quando os bulls ou bears estão escorregando, e uma tendência começa a enfraquecer. 

Primordialmente, o trading de sucesso se baseia em três “Ms” – Mente, Método e Money (Dinheiro). Seu Método – os indicadores e as ferramentas –  é apenas um dos componentes dessa equação. Igualmente importante é sua  Mente – sua psicologia operacional – e o Money (Dinheiro), ou controle de  risco. Enfim, a manutenção de registros adequados de seu histórico de operações  liga esses três “Ms” em uma sólida estrutura de trabalho.