Fibonacci é um assunto enorme e há muitos estudos diferentes sobre ele, sobretudo muito utilizado na análise técnica. Por questões de custo benefício vamos ficar com dois: retração e extensão.
Começaremos apresentando o próprio “Fib”, digo, Leonardo Fibonacci! Não, Leonardo Fibonacci não é um famoso chefe de cozinha. Na verdade ele foi um brilhante matemático italiano, também conhecido como um super, ultra, mega, hiper geek. Ele teve um momento Eureka!” na qual descobriu, em uma simples série de números, relações que descrevem as proporções naturais das coisas no universo. Os números são os seguintes:
1, 1, 2, 3, 5, 8, 13, 21, 34, 55, 89, 144…
Esta série tem origem na soma de 1 + 1 e em continuidade a soma dos dois últimos números. Por exemplo, 1+1=2, 1+2=3, 2+3=5, 3+5=8, 5+8=13, e assim por diante. Além disso, após os primeiros números da sequência, se você medir a razão de qualquer número por seu sucessor terá 0,618. Por exemplo, 34 / 55 = 0,618.
Da mesma forma, se medir a relação entre um número e o sucessor de seu sucessor, obterá a razão 0,382. Essas harmonias são chamadas de “meio termo”. Tudo bem, é um pouco chato. Inclusive você poderia botar um elefante para dormir com essa conversa. Pois bem, vamos logo ao assunto que lhe interessa.
Você não precisa saber como calcular tudo isso. Sua plataforma gráfica fará todo esse trabalho. No entanto é sempre bom estar familiarizado com a teoria básica por trás do indicador.
Níveis Fibonacci de Retração
0,236 | 0,382 | 0,500 | 0,618 | 0,764
A primeira coisa deve saber sobre a ferramenta Fibonacci é que ela funciona melhor quando o mercado está sob alguma tendência. A ideia é vender (ou comprar) em uma retração a um nível de suporte Fibonacci quando o mercado estiver tendendo para cima, e comprar (ou vender) em uma retração a um nível de resistência de Fibonacci quando o mercado está tendendo para baixo.
Ou seja, negociantes utilizam os níveis de retração de Fibonacci como potenciais áreas de suporte e resistência. Diante disso, muitos outros assistem estes mesmos níveis e colocam ordens de entrada ou de paradas. Por conseguinte, o suporte e resistência tendem a se tornar uma profecia autorrealizável.
Níveis Fibonacci de Extensão
0 | 0,382 | 0,618 | 1,000 | 1,382 | 1,618
Já a extensão fibonacci é usada como coeficiente de lucro. Mais uma vez, já que muitos traders estão enxergando estes mesmos níveis para abrir ordem na expectativa de obter lucro, esta ferramenta tende a trabalhar mais frequentemente devido à autossatisfação de suas expectativas. É bom enfatizar que a maioria dos softwares gráficos inclui tanto o nível de retração quanto o de extensão em suas
plataformas.
Para aplicar um nível de Fibonacci aos seus gráficos, você precisa identificar os pontos de Oscilação de Alta e Baixa (vide figura abaixo). Explico: A oscilação de alta é uma vela com pelo menos duas elevações mais baixas, uma à direita e outra à esquerda. De modo similar, a oscilação de baixa é uma vela com pelo menos dois fundos mais altos, à sua esquerda e direita.