Quando traders e investidores compram e vendem, eles geram suportes e resistências (dos preços) que estabelecem um compromisso emocional e financeiro. Suas emoções podem impulsionar tendências do mercado ou causar reversões de tendências estabelecidas.
Quanto mais um mercado opera em determinado nível, mais pessoas compram e vendem. Suponha que uma ação caia de 80 e seja negociada por 70 durante diversos meses, até que muitos acreditem que ela encontrou um suporte e atingiu o fundo. O que acontece se entrar uma venda forte e empurrar a ação para baixo, para 60? Os comprados mais espertos vão pular fora rapidamente, em 69 ou 68. Outros vão sentar durante toda a queda dolorosa.
Se os perdedores não tiverem desistido próximo dos 60 e ainda estiverem vivos quando o mercado voltar a 70, sua dor vai fazer com que eles pulem fora assim que surgir uma chance de recuperar o prejuízo e “sair empatado”. A venda deles pode causar topo em um rali, ao menos temporariamente. Suas memórias dolorosas são a razão pela qual as áreas que serviram de suporte no caminho para baixo se tornam resistência no cominho para cima e vice-versa.
Certamente o arrependimento é outra força psicológica atrás do suporte e da resistência. Se uma ação opera a 80 por algum tempo e depois sobe com força até os 95, os que não a compraram perto dos 80 sentem como se tivessem perdido o trem. Se aquela ação retornar a 80, os traders arrependidos de terem perdido a oportunidade agora vão comprar com força.
Suportes e Resistências
Suportes e resistências podem manter-se ativos por meses ou até anos, porque os investidores têm memórias longas. Quando os preços retornam a seus antigos níveis, alguns pulam na oportunidade de aumentar suas posições, enquanto outros veem uma chance de cair fora.
Sempre que você trabalhar com um gráfico, desenhe linhas de suporte e resistência através dos recentes topos e fundos. Espere que uma tendência reduza a velocidade naquelas áreas, e utilize isso para entrar em posições ou realizar lucros. Tenha sempre em mente que suporte e resistência são flexíveis – eles são como a cerca de arame de um sítio, e não como um copo d’água. Portanto, os mercados têm muitos rompimentos falsos abaixo do suporte e acima da resistência, com os preços retornando para dentro da congestão após uma breve violação.
Rompimentos
Um rompimento falso para cima ocorre quando o mercado sobe acima da resistência e suga compradores antes de reverter e cair. Um rompimento falso para baixo ocorre quando os preços caem abaixo do suporte, atraindo mais vendedores imediatamente antes de um rali de alta. Em suma, rompimentos falsos dão aos profissionais algumas de suas melhores oportunidades de trades.