Valuation

Valuation é o processo de determinar o valor atual de um ativo ou empresa. Existem muitos métodos de avaliação, mas o mais comum é usar índices financeiros, ou dados de mercado, para estimar o valor. O método mais adequado dependerá do tipo de ativo que está sendo avaliado e da finalidade da avaliação.

DEFININDO O PREÇO ALVO DAS AÇÕES

Uma vez que a empresa tenha passado em seus critérios de avaliação, a próxima questão a ser analisada para a tomada de decisão é o preço-alvo da ação, ou seja, hora de avaliar o potencial de ganho com cada investimento dentro da sua carteira.

O preço alvo nada mais é que uma projeção para o valor futuro dessa ação em uma determinada data, assim você define potenciais de ganho entras as ações. Portanto, existem diversas formas de “precificar” esses ativos. 

ANTES DE COMEÇAR A FALAR DE PRECIFICAÇÃO VAMOS DEFINIR UM CONCEITO MUITO IMPORTANTE NA HORA DE INVESTIR, A TAXA DE DESCONTO

O dinheiro possui valor diferenciado ao longo do tempo, não é verdade ? Então eu tenho que trazer o DINHEIRO gerado no futuro ao valor de hoje ! PARA ISSO Utilizando uma taxa de desconto ! Que taxa é essa ?

PARA FAZER A CONTA DESSA TAXA DE DESCONTO UTILIZAMOS AS SEGUINTES VARIÁVEIS.

O CAPM (Capital Asset Pricing Model)
Ke = Rf + β (Rm – Rf)

Onde:
Ke = custo de capital próprio ou taxa requerida de retorno para o título
Rf = taxa de retorno do ativo livre de risco – SELIC
β = coeficiente beta
Rm = taxa de retorno da carteira de mercado – BOVESPA
(Rm – Rf) = prêmio por unidade de risco de mercado – diferença de retorno obtida aplicando no Ibovespa, em comparação a uma aplicação em Selic por exemplo.

O COEFICIENTE Beta – medida de risco que busca captar o risco do ativo específico.
β < 1 tem variabilidade MENOR que o Ibovespa ; β = 1 é IGUAL ao Ibovespa ; β > 1 é MAIOR que o Ibovespa.

O CAPM (Capital Asset Pricing Model) é uma taxa que leva em consideração o custo do capital empregado. Decerto o custo de capital próprio pode ser entendido como o rendimento mínimo exigido pelos acionistas da empresa para investir nela. Quase como um custo de oportunidade. Enfim, é uma taxa que variará em função do grau de incerteza da minha previsão.

TRADUZINDO, É COMO SE VOCE COLOCASSE A SELIC + UM PRÊMIO DE RISCO PELO INVESTIMENTO, LEMBRANDO QUE (+ RISCO IMBUTIDO + RETORNO EXIGIDO).

 

FORMAS DE PRECIFICAÇÃO

FLUXO DE CAIXA DESCONTADO

Uma das técnicas mais usadas é a do fluxo de caixa descontado, pois nessa técnica a empresa é avaliada sob a perspectivas de seus fluxos de caixa projetados. As linhas de seus balanços e DRE’s são estimados para os 6 anos seguintes, levando em consideração todas as variáveis que impactam no negócio da empresa, como por exemplo preço nas commodities e estimativas de demanda para seus produtos, outros fatores macroeconômicos que influenciam na empresa e tudo mais, uma vez desenvolvidas as projeções, esses fluxos de caixa são trazidos a valor presente pela aplicação de taxas de desconto compatíveis com o custo de capital e o risco do ativo. Isso permite avaliar qual o valor justo da empresa no presente, que é chamado de preço-alvo.

O objetivo é entender o quanto a empresa valerá no futuro e apurar quanto isso significa em valores atuais. Essa técnica é bem complexa de ser aplicada, pois depende de um profundo conhecimento do negócio da empresa. Assim como ter uma visão muito ampla de todos os fatores macroeconômicos que incidem nessa empresa. Portanto, cabe ao investidor ficar atento ao maior número de informações que estiverem disponíveis no mercado. É importante analisar e comparar preços-alvos calculados por diferentes bancos, corretoras e researchs, porque eles nos dão uma noção do que os grandes investidores estão projetando para as empresas.

PRECIFICAÇÃO VIA MÚLTIPLOS

Construa um histórico com esses dados das empresas: margens (bruta, liquida, EBITDA), P/L, P/PVA, DY, Payout, LPA, lucro líquido, patrimônio liquido, ROE, endividamento (todos os indicadores), fcl/capex, isso vai te permitir fazer comparações entre empresas, pois a dica é comparar a empresa com empresas de case parecido e empresas do mesmo setor para ter uma noção do setor como um todo.

FÓRMULA DE GRAHAM

Faça varias projeções de crescimentos diferentes do LPA, analise diferentes cenários para os próximos 5 a 10 anos. Contudo, como não podemos precisar esse crescimento, faça as médias entre várias projeções que você fez de crescimento do LPA.

Preço justo = lucro por ação projetado para o ano seguinte (que você calculou) x (8,5 + (2 x taxa de crescimento do lucro por ação)) x
(4,4/Selic)

TEMOS:
PREÇO JUSTO = LPA X (8,5 + (2 X G (LPA)) X (4,4/SELIC)

ONDE:
G = É A TAXA DE CRESCIMENTO

Aqui é importante definir uma taxa de segurança (+/- 20%) para sua projeção, em caso de erros em suas projeções.

Ou seja:

Preço justo final = preço justo x ((100-taxa de segurança) /100)
Ex: preço justo = 10,00 e taxa de segurança 10%, logo: preço justo final = 10 x 0,9 = 9,00