Títulos Públicos

O que são Títulos do Tesouro Nacional ?

Os títulos públicos são ativos de renda fixa emitidos pelo Tesouro Nacional para financiar a dívida pública nacional. Portanto eles variam de acordo com os indicadores financeiros a que são atrelados.

O Tesouro Nacional representa o caixa do Governo Brasileiro. Ele é administrado e contabilizado pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN), que também emite títulos da dívida pública do país.

Portanto, o Tesouro Nacional também pode captar recursos através de investimentos, assim como qualquer instituição privada. Então ele gera títulos que são pequenos pedaços da sua dívida e qualquer pessoa pode comprar esse ativo e se tornar um credor do Tesouro. Contudo, ele o faz com um programa de investimentos muito importante para o mercado financeiro: o Tesouro Direto.

Dentro desse programa existem os títulos do Tesouro Direto. Eles têm se tornado cada vez mais populares, principalmente por conta da sua rentabilidade e a impopularidade crescente da caderneta da poupança.

Tipos

Tesouro Prefixado (sem juros semestrais)

O Tesouro Prefixado é um título prefixado (como o próprio nome já deixa claro), o que significa que possui rentabilidade definida no momento da compra.

Principais características do Tesouro Prefixado :

  • O investidor sabe exatamente o valor bruto, em reais, a ser recebido por unidade de título na data de vencimento.
  • Maior disponibilidade de vencimentos para a negociação no Tesouro Direto
  • Indicado para o investidor que acredita que a taxa prefixada será maior que a taxa de juros básica da economia naquele mesmo prazo do título.

Tesouro Prefixado (com juros semestrais)

Anteriormente chamado de NTN-F (Nota do Tesouro Nacional – Série F), o Tesouro Prefixado com Juros Semestrais é um título prefixado, assim como o Tesouro Prefixado. No caso do Tesouro Prefixado com Juros Semestrais, o investidor recebe um fluxo de cupons semestrais de juros, possibilitando assim, aumento de liquidez e reinvestimentos.

Principais características do Tesouro Prefixado com Juros Semestrais :

  • Fluxo de rendimentos a cada seis meses (cupons de juros) a uma taxa de juros pré-definida antes do vencimento do título.
  • Para quem acredita que a taxa prefixada será maior que a taxa de juros básica da economia.
  • O investidor sabe exatamente o valor bruto, em reais, a ser recebido por unidade de título na data de vencimento.

Tesouro SELIC

A taxa básica de juros da economia nacional. É calculada a partir da taxa média ajustada dos financiamentos diários apurados no Selic para títulos federais. Quanto maior a taxa de juro definida, menor o incentivo para as empresas investirem nas suas atividades, o que gera um desaquecimento da economia.

Entretanto, quanto menor a taxa de juro, maior o incentivo para que as empresas invistam nas próprias atividades. Decerto buscando lucratividade maior que a baixa rentabilidade obtida com investimentos financeiros, aumentando, consequentemente, o nível de emprego e a renda da população.

Anteriormente chamado de LFT (Letra Financeira do Tesouro), o Tesouro Selic é um título pós-fixado cuja rentabilidade segue a variação da taxa Selic, a taxa de juros básica da economia. Assim, o valor de mercado do Tesouro Selic apresenta baixa volatilidade, portanto, evitando perdas no caso de venda antecipada. Por isso também sua rentabilidade tende a ser mais baixa que a dos demais títulos.

Principais características do Tesouro Selic :

  • Indicado para o investidor que deseja uma rentabilidade pós-fixada indexada à taxa de juros da economia (Selic)
  • Fluxo simples: uma aplicação e um resgate
  • Único título que não possui rentabilidade negativa.

Tesouro IPCA (sem juros semestrais)

Anteriormente chamado de NTN-B Principal, o Tesouro IPCA em outras palavras, permite ao investidor obter rentabilidade em termos reais, mantendo seu poder de compra ao longo do tempo, se protegendo de flutuações do IPCA, porém não oferece cupons semestrais de juros ao investidor.

Principais características do Tesouro IPCA :

  • Proporciona rentabilidade real (acima da inflação)
  • Indicado para o investidor que deseja fazer poupança de médio/longo prazos
  • Traz mais conforto ao investidor, pois suprime a preocupação e o trabalho necessários ao reinvestimento, e reduz o custo de transação
  • Formação de preços simplificada, com metodologia de cálculo mais fácil para o investidor em relação ao Tesouro IPCA com Juros Semestrais, que paga cupom de juros semestral.

Tesouro IPCA com Juros Semestrais

Anteriormente chamado de NTN-B (Nota do Tesouro Nacional – Série B), o Tesouro IPCA com Juros Semestrais permite ao investidor obter rentabilidade em termos reais, mantendo seu poder de compra ao longo do tempo, se protegendo de flutuações do IPCA. Além disso, o investidor recebe um fluxo de cupons semestrais de juros, o que aumenta a liquidez, todavia, possibilitando reinvestimentos.

Principais características do Tesouro IPCA+ juros semestrais  :

  • Proporciona rentabilidade real
  • Fluxo de rendimentos periódicos (cupons semestrais)
  • Rentabilidade pós-fixada indexada ao IPCA
  • Poupança de médio/longo prazos