Os hábitos de investidores de sucesso dependem de muito preparo e disciplina, pois substituir hábitos não desejados existentes por novas atitudes é um ato contínuo. O teste crucial é saber como você reagirá sob pressão e estresse.
WARREN BUFFETT E GEORGE SOROS são os investidores mais bem sucedidos do mundo.
A marca registrada de Buffett é comprar empresas formidáveis por um preço consideravelmente abaixo de sua avaliação e mantê-las “para sempre”. Soros é famoso por fazer negociações enormes e alavancadas nos mercados de câmbio e de futuros. Não há outros dois investidores no mundo mais díspares do que Buffett e Soros. Seus métodos de investimentos são opostos como o dia e a noite. Nas raras ocasiões em que fizeram o mesmo tipo de investimento, foram motivados por razões diferentes.
Então, o que os dois investidores mais bem sucedidos do mundo poderiam ter em comum ?
Dito isso, não muita coisa. No entanto, existe algo que tanto Buffett quanto Soros fazem, seus hábitos. Esse fator pode ser crucialmente importante. Talvez seja exatamente o segredo do sucesso deles.
Crença
- Acredita que sua prioridade máxima sempre é a preservação do capital, que é a pedra fundamental de sua estratégia para os investimentos.
- Como resultado (do hábito 1), é avesso a riscos.
- Desenvolve sua própria filosofia de investimento, que é a expressão de sua personalidade, suas aptidões, seu conhecimento, suas preferências e seus objetivos. Portanto, não existem dois investidores de grande sucesso que tenham a mesma filosofia de investimento.
- Desenvolve e testa seu sistema pessoal para selecionar, comprar e vender investimentos.
- Acredita que diversificar é para os pássaros.
- Odeia pagar impostos (e outros custos de transações) e organiza seus negócios de forma a minimizar legalmente sua carga tributária.
- Investe somente no que entende.
- Recusa-se a fazer investimentos que não atendem aos seus critérios. Diz “não” sem dificuldade para qualquer opção que não passe pelo seu crivo.
Seleção
- Está continuamente à procura de novas oportunidades de investimentos que correspondam aos seus critérios e envolve-se ativamente em sua própria pesquisa. Fica propenso a ouvir somente outros investidores ou analistas desde que tenha bons motivos para respeitá-los.
- Quando não consegue encontrar um investimento que esteja de acordo com seus critérios, tem paciência de esperar por muito tempo até encontrar um.
- Age imediatamente ao tomar a decisão.
- Mantém o investimento vencedor até que haja uma razão predeterminada para sair da posição.
Modus Operandi
- Segue seu próprio sistema religiosamente.
- Tem consciência de sua falibilidade. Corrige os erros no momento em que eles se tornam evidentes. Resultado: raramente sofre mais do que pequenas perdas.
- Sempre trata os erros como experiências de aprendizagem.
- Quanto mais experiência adquire, maior o seu retorno. Ele agora parece gastar menos tempo para ganhar mais dinheiro. Afinal, “ele se preparou” para isso.
- Quase nunca fala sobre o que está fazendo. Não está interessado nem preocupado com o que os outros pensam sobre suas decisões de investimento.
- Delegou para outras pessoas, com sucesso, a maioria das suas responsabilidades, senão todas.
Personalidade
- Vive bem abaixo de suas posses.
- Faz o que faz por satisfação e automotivação – não pelo dinheiro.
- Está envolvido emocionalmente (e se realiza) com o processo de investir; pode recusar qualquer investimento específico.
- Vive e respira investimento 24 horas por dia.
- Aplica seu dinheiro em seu próprio negócio. Por exemplo, Warren Buffett tem 99% de seu patrimônio líquido em ações da Berkshire Hathaway; George Soros, da mesma forma, mantém a maior parte de seu dinheiro no Quantum Fund. Para os dois, o destino de suas riquezas pessoais é idêntico ao das pessoas que confiaram o dinheiro a seus administradores.