Muitos investidores não alcançam o sucesso nos investimentos por cometerem alguns ou todos Sete Pecados Capitais, sobretudo prejudicado por convicções equivocadas. Inegavelmente, mestres em investimentos como Warren Buffett e George Soros simplesmente não compartilham desse tipo de mentalidade.
Segue abaixo os Pecados Capitais :
1. Acreditar que você precisa prever o próximo passo do mercado
REALIDADE: Os investidores altamente bem-sucedidos não conseguem fazer previsões sobre o mercado melhor do que você.
2. Acreditar em “Guru” dos investimentos
REALIDADE: Analogamente, se você realmente pudesse prever o futuro, espalharia seus prognósticos aos quatro cantos ou ficaria de boca fechada, abriria uma conta numa corretora de valores e ganharia montanhas de dinheiro ? Portanto, tome muito cuidado com falsos “gurus”, que existe aos montes no mercado.
3. Acreditar que é por meio de “informações privilegiadas” que se consegue ganhar muito dinheiro.
REALIDADE: Warren Buffett é o investidor mais rico do mundo. Surpreendentemente sua fonte favorita de “dicas” de investimentos geralmente é obtida gratuitamente: relatórios anuais das empresas.
4. Diversificar
REALIDADE: A incrível trajetória de Warren Buffett é consequência de sua habilidade de identificar um certo número de empresas formidáveis – e depois assumir posições majoritárias somente nessas organizações.
5. Assumir riscos muito altos para obter grandes lucros.
REALIDADE: Como os empreendedores, os investidores de sucesso são extremamente avessos a riscos e fazem o possível para evitar negócios temerários e minimizar os prejuízos.
6. Acreditar no “sistema” de alguém que desenvolveu uma fórmula secreta que combina várias análises, negociações automatizadas, IA e, quem sabe, astrologia – que garante a obtenção de lucros.
REALIDADE: Esse pecado é consequência da crença no “guru”. Certamente a suscetibilidade amplamente disseminada a este pecado capital, sobretudo, deve-se ao fato de que as pessoas que vendem sistemas de negociação conseguem ganhar montantes razoáveis.
7. Acreditar que você sabe o que acontecerá no futuro do mercado
REALIDADE: Esta convicção é um recurso comum entre as manias de investimento. Afinal, quase todo mundo concordou com Irving Fisher quando ele declarou que “as ações chegaram a um novo patamar permanentemente alto” poucas semanas antes da grande quebra da bolsa de valores de Nova York, em 1929. Principalmente com os preços da Yahoo!, da Amazon.com, do eBay e de centenas de outras empresas “.com” crescendo quase diariamente. Decerto era difícil argumentar contra o mantra “os lucros não importam” tão difundido em Wall Street nos anos 90.