A falsa aparência de traders

Pode parecer que traders indisciplinados estão se divertindo, mas essa é normalmente uma falsa aparência. Perdedores podem ser extremamente duros e abusivos contra si mesmos. Eles ficam quebrando as regras e se machucando, quebrando e se machucando. 

Ser benevolente consigo mesmo

Por exemplo, um trader encontra uma ação da qual gosta e a compra. A  ação sobe, mas, alguns dias depois, ela para e parece que está pronta para  reverter. O novato vende com lucro – e se sente bem por mais ou menos  um dia. Então a tendência de alta retorna e a ação sobe com força. Agora, o trader sente muita dor porque não está mais posicionado. Se ele tivesse  se mantido na ação, seu lucro teria sido muito maior. Como ele reage?  Provavelmente se socando na cabeça. 

Ao invés de se congratular por ter identificado corretamente a tendência e conseguido algum lucro, ele se sente desapontado e com raiva. Em  seu próximo trade, provavelmente vai assumir riscos maiores e ficar além da tendência. Em seguida, vai se bater por isso também e sair do próximo trade muito cedo. 

Esse pobre rapaz deveria estar celebrando o fato de ter conseguido acertar dois trades em três, em vez de estar se punindo. Ele estava certo no mercado  e certo no ponto de entrada – mas prematuro na saída. Com duas decisões corretas em três resultando em lucro, ele está bem à frente da maioria dos participantes do mercado. Ele deveria dar uns tapinhas em suas costas e depois fazer  uma boa anotação de seus trades, documentando as entradas e saídas. Deveria revisitar esses registros em um mês e depois novamente em dois meses, atualizando seu diário com gráficos novos. Deveria celebrar seu feito e aproveitar ao máximo a experiência daquele trade para seu aprendizado. 

Ficar se punindo e batendo em si mesmo não vai fazer com que você seja um trader melhor.

A psicologia do trading

Pense em outra situação: um trader observa uma ação atraente, estuda-a e faz uma anotação mental para continuar a acompanhá-la e provavelmente comprá-la. Logo esquece o plano. Conforme se diz, uma “nota mental” não vale o pedaço de papel em que ela é escrita! Algumas semanas depois, volta a olhar para a ação e vê que ela subiu bastante. Sua análise estava correta, mas sua atenção não. 

O que o trader faz? Ele bate em si mesmo, como se isso fosse fazer algum bem. 

Uma abordagem bem mais saudável seria se congratular por sua boa habilidade em escolher ações. Ele merece um tapinha nas costas por ter considerado  aquela ação maravilhosa. Provavelmente, poderá encontrar outra tão boa e, na  próxima vez, estará mais alerta e não vai perder o sinal de compra. Ele vai se beneficiar de consertar sua forma de manter registros e anotar planos. Esse trader necessita de um sistema para documentar suas descobertas e mantê-las em sua  visão, de modo que se possa agir de forma rápida.

Você tem de parar de se punir quando os trades dão errado. Você tem  de celebrar suas conquistas e realizações e se aproveitar com bom senso de suas deficiências para melhorar as operações. Manter boas anotações e registros vai ajudá-lo a identificar e corrigir seus erros, e permitir que suas  realizações brilhem ainda mais. 

Os iniciantes subestimam a importância da psicologia. Sua mente é componente essencial de seu sucesso (ou fracasso). Você não jogaria seu  laptop no chão se ele congelasse e isso fizesse com que você perdesse algumas cotações. Neste mesmo espírito, por favor, não bata em sua pobre cabeça quando ela perde alguma coisa – trate-a com gentileza, e ela vai servi-lo melhor. 

Pontos importantes adicionais:

  • É melhor não operar quando você estiver mal-humorado. Lembre-se de que mesmo um bom trader tem apenas uma pequena  vantagem no mercado. Qualquer coisa que reduza essa vantagem vai deslocar o balanço de poder contra você. Sentir-se calmo, relaxado  e de bom humor é extremamente importante para seu sucesso. Se você tem uma grave dor de dente ou um problema com sua esposa ou um de seus filhos o está chateando, é melhor tirar uma folga dos mercados. 
  • Se você está estressado ou preocupado, fique de fora dos merca dos até que seu estresse pessoal desapareça. Os mercados exigem que você pense e aja com rapidez. Você tem de  entrar no fluxo das coisas e tomar decisões inteligentes e rápidas, sem  ficar ruminando ou se preocupando. Os mercados mandam uma corrente de informações que você tem de processar e agir tão rápido como se estivesse em cima de uma prancha de surf. 
  • Traders de sucesso amam o jogo mais do que os lucros. Nos domingos, com meu trabalho de fim de semana completo e os  planos para a semana seguinte já traçados, é um prazer pensar na  abertura do próximo pregão. Um surfista provavelmente tem um sentimento semelhante à noite, ao saber que irá para a praia na ma nhã seguinte. Essa boa sensação vem de estar preparado. Mesmo que o  oceano fique agitado e jogue meus planos para fora d’água, ele só pode me arranhar um pouco, mas não me machucar! 

Conclusão

Em suma, uma pessoa com uma vida pessoal feliz tem uma vantagem, enquanto  alguém com uma vida pessoal complicada e triste está sempre em dúvida  e estressado. Uma pessoa que vai para casa e encontra uma esposa que o recebe com amor e um sorriso e não tem de gastar um grama sequer de energia mental descobrindo os diversos ângulos de um relacionamento pessoal tenso está em posição muito melhor quando senta diante de um computador para analisar gráficos e tomar decisões.