Uma das principais ferramentas para a análise técnica no mercado de ações é indicador de tendência.
Um indicador, como resulta da inércia. É frequentemente utilizado durante um mercado com tendências para indicar a direção do movimento de preços. A maioria dos indicadores são calculados a partir das médias e alisando a série de preços. Desta forma é possível evitar uma série de sinais falsos, e prever o surgimento de nova tendência no mercado.
Média Móvel
A média móvel é uma ferramenta de análise técnica que mostra o preço médio de um ativo em um determinado período, que é usado para suavizar as flutuações dos preços e, portanto, para determinar direção da tendência e sua força. Dependendo do método existem três tipos de médias móveis: média móvel simples (SMA), média móvel suavizada (SMMA) e média móvel exponencial (EMA).
Princípios da Média Móvel
- A direção da média móvel mostra a direção dos movimentos dos preços prevalecentes;
- Quanto menor o período da média móvel, mais sinais falsos podem ocorrer, e quanto maior for o período, maior é o atraso do indicador;
- Para aumentar (diminuir) a sensibilidade da média móvel, é preciso diminuir (aumentar) o seu período;
- O uso das médias móveis é mais confiável quando a tendência está evidente.
Média e Preços
- Um sinal forte para a compra (venda) se considera a interseção pela parte de baixo (cima) da média móvel em crescimento (queda);
- Um sinal fraco para a compra (venda) se considera a interseção pela parte de baixo (cima) da média móvel em queda (crescimento).
Períodos
- Um sinal forte para compra (venda) aparece quando a média móvel crescente (decrescente), com um período pequeno, cruza pela parte de baixo (cima) uma média em crescimento (queda) com um período grande;
- Um sinal fraco para a compra (venda) aparece quando a média móvel crescente (decrescente), com um período pequeno, cruza pela parte de baixo (cima) uma média em queda (crescimento) com um período grande.
Média Móvel Exponencial (EMA)
- A média móvel exponencial (MMEx) é uma extensão da média móvel simples, utilizando a suavização da mesma para reduzir a quantidade de sinais de compra ou venda.
- A média móvel exponencial dá um maior peso aos últimos valores no cálculo da média. Dessa forma, este indicador será mais sensível aos valores mais recentes. Assim, ao contrário do que ocorre com a média móvel simples, na exponencial os dados mais novos possuem maior importância. Além disso, esta média móvel não exclui os valores mais antigos, os quais vão desaparecendo com o passar do tempo.
Períodos (em prazos)
- Curtíssimo: de 5 a 13 dias
- Curto: de 14 a 25 dias
- Médio: de 26 a 74 dias
- Longo: de 75 a 200 dias
Tendência Compra e Venda
Existe uma tendência de venda de um ativo quando seu preço cruzar de cima para baixo a sua média móvel. Da mesma forma, existe uma tendência de compra quando seu preço cruzar de baixo para cima a sua média móvel. Em outras palavras, investidores tenderão a comprar um ativo quando o preço deste subir acima de sua média móvel, e a vendê-lo quando o preço cair abaixo da mesma.
Sensibilidade da EMA
Certamente, a sensibilidade de uma média móvel e o número de sinais gerados pela mesma são proporcionais ao seu período. Dessa forma, quanto mais curto o período de uma média móvel, maiores serão a sensibilidade e o número de sinais gerados. As médias móveis de períodos mais longos gerarão menos sinais, mais lentos, mas que ao mesmo tempo são mais confiáveis. Portanto, comparada à média móvel simples, a média móvel exponencial tem maior sensibilidade e, consequentemente, irá gerar um maior número de sinais.
Qual média utilizar ?
- Alexander Elder, em seus clássicos “Trading for a Living” e “Come Into My Trading Room” defende o uso preferencial de médias exponenciais.
- O principal argumento apresentado por Elder é que a média simples é muito sensível às variações do mercado, pois seu valor recebe uma influência dupla quando um novo dado chega: a inclusão do novo preço e o descarte do mais antigo. Em uma média exponencial o efeito dos preços antigos permanece e vai desaparecendo com o tempo, além disso o dado mais recente possui um peso maior, fazendo com que a média reflita de maneira mais adequada o humor atual do mercado.
Inclinação
A primeira informação importante fornecida por uma média móvel é sua inclinação. Uma média móvel ascendente mostra um mercado
comprador, enquanto que uma média descendente indica um mercado vendedor. Posicione-se de acordo com o que a média indica, pois ela
tende a refletir de maneira adequada o comportamento dos investidores.
Quando não utilizar
Por ser um indicador seguidor de tendência existe um momento no qual não devemos usar as médias móveis. Que momento é esse ? O mercado seguidamente se coloca em acumulação, movendo-se lateralmente entre limites de preço. Portanto, nesses movimentos, a aplicação das médias só é possível em períodos muito curtos e mesmo assim existe uma chance considerável de obtenção de sinais errados, pois não há uma tendência definida a ser seguida.
Médias Móveis como Suporte e Resistência
A média móvel é uma representação suave da tendência, uma vez que ela filtra oscilações menores. A média é uma região de suporte/resistência natural e uma de suas principais técnicas de utilização para CALL ou compra do ativo, é formação de posição nas proximidades da média em uma tendência de alta. Certamente, nessa região o mercado tende a buscar forças para uma nova subida.
Cruzamentos (Crossovers)
Uma outra classe de métodos de utilização das médias móveis é através de cruzamentos. Em suma, quando os preços cruzam a média móvel de baixo para cima é dado um sinal de compra (CALL) e quando cruzam de cima para baixo uma venda (PUT) é sinalizada.
Uma importante questão é saber quando o cruzamento é verdadeiro. Algumas vezes, os preços rompem a média e em seguida retornam de volta ao lado original, gerando um sinal falso. Novamente, não existe regra fixa para identificar a validade dos cruzamentos. Portanto, alguns traders definem que o rompimento é verdadeiro quando os preços superam por um percentual a média (por exemplo, 3%). Outros preferem aguardar 1 ou mais fechamentos na nova região, se o mercado consegue manter-se acima/abaixo após o cruzamento o sinal ganha força.