São títulos de renda fixa emitidos por bancos ou empresas visando financiar o mercado imobiliário (LCI) e o do agronegócio (LCA), captando recursos financeiros destinados a empréstimos para esses setores. Os rendimento são quase sempre positivos, pois são títulos de baixo risco. Portanto, normalmente seguem o CDI, mas podem ser atrelados ao IPCA ou Prefixados. São isentos de IR e possuem proteção do FGC.
LCI
Letra de Crédito Imobiliário é uma forma de captação de recursos, utilizada pelos bancos, com a finalidade de emprestar dinheiro para tomadores que ofereçam imóveis como garantia de seus empréstimos.
Na prática, quando você vai ao banco financiar um imóvel, por exemplo, este imóvel fica alienado ao banco, tornando-se a garantia em caso de inadimplência. O banco te empresta o recurso cobrando uma taxa de juros mensal. O dinheiro que o banco irá emprestar virá de um investidor que comprará uma LCI do banco e terá seu capital remunerado por uma taxa de juros.
LCA
Letra de Crédito do Agronegócio é uma forma de captação de recursos dos poupadores, utilizada pelos bancos, com a finalidade de emprestar dinheiro para financiar o setor agrícola.
Na prática, quando um produtor rural vai contrair um financiamento no banco, ele emite um título chamado CPR (Cédula do Produtor Rural). O banco, por sua vez, empresta o dinheiro ao produtor rural cobrando uma taxa de juros. Esse dinheiro virá de um investidor que comprará uma LCA do banco e terá seu capital remunerado por uma taxa de juros.
O lucro do banco será a diferença entre a taxa paga ao investidor e a taxa cobrada do produtor rural. Portanto, essa diferença é chamada de Spread bancário.
Diferenciais
Elas são isentas de imposto de renda para pessoa física.
Rentabilidade
Em suma, são remuneradas da mesma forma que o CDB DI, ou seja, ela é um % do CDI. E são divididos em:
- MISTO – oferece uma taxa prefixada mais uma taxa pós-fixada. Normalmente atrelados ao IPCA ou IGP-M
- PREFIXADO – neste você conhece quanto seu patrimônio renderá até o vencimento, pois a taxa de juros é definida ao efetivar a aplicação.
- PÓS-FIXADO – flutuam de acordo com as taxas de juros praticadas. São atreladas ao CDI, que acompanha o índice Selic.