DEBÊNTURES

A debênture é um título de dívida que gera um direito de crédito ao investidor. Na debênture, o investidor empresta dinheiro a uma empresa e obtém uma taxa de rentabilidade por esse empréstimo. Em suma, uma debênture é um título de crédito privado, como o CDB, no entanto, ao invés de ser emitido por um banco, é emitido por uma empresa S/A. 

Qual o principal risco da debênture?

Risco de crédito, que é o risco da empresa não conseguir honrar com o seu compromisso. ,ou seja, é a possibilidade de você não receber de volta sua aplicação porque o emissor do título ou a contraparte da sua aplicação não teve como pagar.

Vantagens:
  • Bom rendimento: O rendimento deste título varia de acordo com o papel, mas no geral elas possuem bom rendimento,  especialmente por terem a possibilidade de acompanhar um percentual de indicadores como o CDI.
  • Isenção de impostos: Como falamos anteriormente algumas possuem isenção de impostos, que é o caso das incentivadas. Neste caso, se você você encontrar uma boa rentabilidade este título pode ser mais vantajoso que outros títulos que possuem tributação, como o CDB por exemplo.
  • Diversificação de carteira: Diversificar sua carteira de investimentos é uma das melhores formas de proteger seu capital e ter mais possibilidade de lucro. A debênture é mais uma opção para realizar essa diversificação.
Desvantagens:
  • Prazo longo: Investimentos com prazos mais longos podem ser uma desvantagem pois você pode precisar do dinheiro para algum projeto que tenha surgido ou até mesmo pode decidir alocá-lo em outro investimento mais rentável. Neste caso você ficaria preso ao seu título ou teria de se dispor a algum prejuízo. Para se desfazer deste investimento você pode vendê-lo para outro investidor assim como faz com suas ações.
  • Não possui cobertura do FGC: Não possuir seguro do FGC é talvez a maior desvantagem desse tipo de investimento, uma vez que você fica exposto a um maior risco de crédito do seu dinheiro.
QUANTO DEVO INVESTIR EM DEBÊNTURES ?

Existem debêntures a partir de 1 mil reais. O importante para definir quanto você alocará em debêntures, é saber qual parte do seu capital você não precisará imediatamente.

Atenção, pois apesar de serem consideradas um investimento de renda fixa, as debêntures não são garantidas pelo FGC. Quem garante o pagamento são as próprias empresas que as emitem.

Em suma, ao investir em debêntures procure empresas sólidas, com bons gestores à frente, e com lucros consistentes. 

DEBÊNTURES INCENTIVADAS X DEBÊNTURES COMUNS

As debêntures podem ser incentivadas ou comuns. A diferença entre as duas é que no caso das incentivadas elas são emitidas por empresas que pretendem realizar projetos de infraestrutura. Por isso há uma vantagem sobre as comuns, elas possuem isenção de imposto de renda, o que valoriza o seu rendimento.

Já as debêntures comuns possuem tributação de acordo com uma tabela regressiva de alíquotas em relação ao tempo de investimento. Para calcular a mais vantajosa, é necessário comparar a rentabilidade líquida delas.